CURSOS DISPONÍVEIS:

O Bacharelado em Teologia é destinado para aquelas pessoas que possuem o ensino médio completo e que gostariam de obter conhecimento e formação teológica a partir das Escrituras Sagradas. Aprendendo sobre a Teologia Bíblica, a Teologia Histórica, a Teologia Dogmática e a Teologia Sistemática.

Uma formação aprofundada para uma compreensão das Escrituras, Antigo Testamento e Novo Testamento. Aprendendo profundamente sobre a Teologia Bíblica, a Teologia Histórica, a Teologia Dogmática e a Teologia Sistemática.

Uma formação aprofundada para uma compreensão das Escrituras, Antigo Testamento e Novo Testamento. Aprendendo profundamente sobre a Teologia Bíblica, a Teologia Histórica, a Teologia Dogmática e a Teologia Sistemática.

A Doutrina de Deus (Teontologia) compreende, embora em graus variados, os seguintes elementos: — [1] – Deus é um ser pessoal, autoexistente, com vida, consciência e vontade próprias, não confinado à natureza, mas exaltado acima dela, o Criador do céu e da terra. [2] – A revelação de Deus no Antigo Testamento, portanto, não coincide exaustivamente com seu ser. Ela, de fato, fornece conhecimento verdadeiro e confiável de Deus, mas não um conhecimento que corresponda exaustivamente ao seu ser. [3] – O mesmo Deus que em sua revelação se limita, é, ao mesmo tempo, infinitamente exaltado acima de todo o reino da natureza e acima de toda criatura. [4] – No Novo Testamento, encontramos a mesma combinação. Deus habita em luz inacessível. Ninguém o viu nem pode vê–lo (João 1:18; 6:46; 1 Timóteo 6:16). Ele está acima de toda mudança (Tiago 1:17), acima do tempo (Apocalipse 1:8; 22:13), do espaço (Atos 17:27, 28) e das criaturas (Atos 17:24). Ninguém o conhece, a não ser pelo Filho e pelo Espírito (Mateus 11:27; 1 Coríntios 2:11). Mas Deus fez que sua plenitude habitasse corporalmente em Cristo (Colossenses 2:9), reside na Igreja como seu templo (1 Coríntios 3:16) e faz sua morada naqueles que amam a Jesus e guardam sua Palavra (João 14:23). Ou, para usar a linguagem teológica moderna, na Escritura, a personalidade e o caráter absoluto de Deus caminham de mãos dadas (BAVINCK, p. 33 – 34). 

A Doutrina de Cristo (Cristologia) é em parte a resposta a condição do homem caído, ela nos põe a par da obra objetiva de Deus em Jesus Cristo construindo um caminho sobre o abismo e eliminando a distância. A doutrina nos mostra Deus vindo ao homem para afastar as barreiras entre Deus e o homem pela satisfação das condições da Lei “em Cristo”, e para restabelecer o homem em sua bendita e eterna comunhão. A Antropologia já dirige a atenção à provisão da graça de Deus para uma aliança de companheirismo com o homem que provê uma vida de bem–aventurada comunhão com Deus; mas a aliança só é eficiente em Jesus Cristo e por meio de Cristo, daí a necessidade de conhecer a Gloriosa Pessoa e Obra do Redentor (SOUSA, p. 23).

A questão teológica da Antropologia não terá sido respondida adequadamente até que essa determinação divina do relacionamento por um Pacto tenha sido reconhecida. Talvez a “imagem de Deus” não deva ser pensada em termos estáticos ou individualistas, mas em termos dinâmicos dessa ligação; homens e mulheres são chamados “em Cristo” para ser a “imagem” da relação interior eterna da Trindade (João 17:21 – 23). A Pessoa de Jesus Cristo é a única fonte determinante de uma Antropologia teológica válida; a meta e a natureza autênticas da vida humana têm de ser discernidos primariamente nEle e só secundariamente em nós (FERGUSON, p. 74).  

Portanto, não surpreende se o Espírito Santo repudie como degenerescências — adulterações, deturpações, corrupções — a todos os cultos inventados pelo arbítrio dos homens, porque, em se tratando dos mistérios celestes, a opinião humanamente concebida, ainda que nem sempre engendre farto amontoado de erros, não obstante é a mãe do erro. E quando nada pior acontece, contudo isto não é falta leve: — adorar, ao acaso, a um Deus desconhecido (Atos 17:23). Entretanto, nessa culpa incidem, segundo o sentencia o próprio Cristo (João 4:22), todos quantos não foram ensinados pela Lei que é a Deus que importa cultuar (CALVINO, p. 74).

Embora sejam quatro os evangelistas, o Evangelho não é mas que um, porque os quatro livros que contêm a mesma verdade (Jesus Cristo). Porque, assim como dois versos sobre um mesmo tema diferem apenas pela diversidade de métrica e de palavras, mas não pelo pensamento, que é o mesmo assim os livros dos evangelistas, com quatro, formando um único Evangelho, pois eles contêm a mesma doutrina da fé católica (BEDA — Catena Aurea). 

A sabedoria do homem diminui a glória de Deus, que é mais honrado pela simplicidade do Evangelho do que pela exuberância da inteligência (CHARNOCK, Cristo Crucificado – O Sacrifício Definitivo).

A vocação intelectual cristã não admite o “mais ou menos”, todos nós que assumimos a posição de um intelectual temos, obrigatoriamente, de nos entregar completamente. Consagrada ao Deus da verdade em sua totalidade, a nossa vida é dEle em todas as situações que ela integra. O primeiro e maior objetivo de um intelectual cristão, é glorificar a Deus, fornecendo uma educação teológica rigorosa e sólida que desafie a Igreja intelectualmente, produzindo assim, servos de caráter piedoso. E, o segundo e não menos importante, é persistir por toda uma vida sendo santo e sincero diante de Deus (Efésios 1:4 – 6), crescendo alegremente pelo sofrimento por meio da fé, praticando continuamente boas obras e legando para as próximas gerações um bom testemunho cristão, isto é, sendo fiel até a morte por quem afirmamos seguir, Jesus Cristo (Romanos 10:10) (SOUSA)

Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância (SÓCRATES).

Start where you are. Use what you have. Do what you can. All we have to decide is what to do with the time that is given to us. Comece onde estiver. Use o que tem. Faça o que puder. Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.


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